Sonhos | Estabelecer objetivos é o começo do sucesso
O segredo é a participação de todos. Gerenciar uma empresa com sucesso está em conseguir desenvolver uma equipe talentosa que trabalhe unida em torno dos mesmos objetivos. Esses objetivos devem ser claros e viáveis, para que todos da equipe possam visualizá-los.
Para alcançar os objetivos desejados deve-se antecipadamente estabelecer, com clareza, o resultado pretendido. Raras são a empresas que o fazem.
Os objetivos não podem ser estabelecidos isoladamente pela diretoria da empresa. Eles devem ser determinados em discussão conjunta com toda a equipe.
Na empresa de porte médio ou grande, os objetivos "macros" que impactam toda a organização devem ser estabelecidos pelo presidente, em conjunto com todos os diretores e, na medida do possível, com os gerentes de primeiro escalão, enquanto que cada diretor/gerente, com sua equipe, cuidará dos objetivos de suas áreas. O segredo do sucesso é, sem dúvida, a participação de todos.
O procedimento para estabelecer os objetivos é simples. Basta seguir os passos adiante:
· Tenha foco
Pense com clareza naquilo que quer alcançar ou realizar. Pense alto. Sonhe alto, "dê asas" à sua imaginação. Desenvolva uma visão de futuro. Se estiver trabalhando em equipe, apresente a todos suas idéias e esteja aberto para receber os comentários, as críticas e as sugestões. Não pense, nesse momento, nos obstáculos, mas foque sua energia naquilo que você pretende.
· Documente a sua ideia
Transfira os seus sonhos e suas idéias da cabeça para o papel. Procure escrever de forma simples e clara o que você deseja. Feito isso, você terá uma visão ampla e geral da viabilidade do seu projeto.
Neste ponto, seu sucesso já está em processo de realização.
· Transforme sua ideia em número
Não basta escrever o que deseja. É preciso colocar parâmetros de referência: números, índices, percentuais, entre outros. É fundamental estabelecer prazos para todas as etapas. Coloque tudo o que for necessário, para que você possa, durante e após a execução, medir, avaliar e controlar se está alcançando o seu objetivo, e se não estiver, ser capaz de mudar o rumo.
· Defina etapas
Estabeleça todos os passos que você pretende dar para alcançar seus objetivos. Mentalize o plano como uma escada, onde é preciso subir um degrau de cada vez. As etapas serão as metas intermediárias (como se fosse um objetivo isolado), partes menores do objetivo, que precisam ser realizadas, sem as quais torna-se impossível alcançar o objetivo final pretendido.
· Indique troca
Nada é de graça. Tudo tem um custo. Este "custo" poderá ser monetário, dedicação, emocional, lazer, convívio com a família etc. O que você dará em contrapartida para atingir o objetivo?
No livro "Você é do tamanho de seus sonhos", o autor César Souza revela que "o sonho é a primeira etapa do planejamento de uma empresa, de uma carreira ou até mesmo do desenvolvimento de países".
Para obter um futuro grandioso é preciso se comportar como o comandante de um navio, que traça a rota de sua viagem e sabe que todos os portos são importantes para se chegar ao seu destino. Por outro lado, sabe que é preciso determinar, com exatidão, o ponto de chegada, pois caso contrário, a trajetória poderá perder o sentido. Siga essa rota e boa viagem!
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: COFINS/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
Obrigações do dia: FGTS | Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Obrigações do dia: INSS | Previdência Social.
Últimas Notícias
Aprovada PEC que corta gastos e restringe abono do PIS/Pasep Compartilhe este conteúdo no Whatsapp Fonte: Agência Senado
O Senado aprovou nesta quinta-feira (19), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do corte de gastos. [...]
Saiba maisNovas regras sobre reajuste do salário mínimo e acesso ao BPC vão à sanção
O Senado aprovou nesta sexta-feira (20) o projeto de lei que restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e l [...]
Saiba maisPIB terá pouso ‘quase suave’ em 2025. Agro e consumo devem atenuar piora da economia
Uma combinação de juros mais altos, depreciação cambial e impulso fiscal menos intenso e uma base de c [...]
Saiba mais